Meu filho não fala! E agora?

criança com as mãos para cima

Você já se perguntou porque seu filho não fala tanto? Sim? Então hoje vou trazer para você algumas das principais causas! Vamos lá?

Uso de tela em excesso (por parte das crianças e dos pais)

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças de até 2 anos não utilizem telas. Depois dessa idade, é importante controlar o tempo em até 2 horas por dia. Além disso, é preciso que os pais usem menos o celular para interagirem melhor com as crianças. Assim, a casa fica menos silenciosa e conseguimos falar mais!

Prematuridade

As crianças que nasceram prematuras apresentam a idade corrigida de acordo com as semanas que nasceram e que faltaram para nascer a termo. Sendo assim, elas não têm a mesma idade contada do nascimento. Isso é um fator para o atraso na fala, mas não é uma regra. Têm crianças que nasceram prematuras e não tem atraso de fala.

Falta de estímulo para mastigação e sucção

O bebê já suga quando mama. As crianças que mamaram pouco no peito podem ter atraso na fala, pois pode ser difícil para elas realizarem movimentos orais como “fazer bico” com os lábios, mandar beijo, encher/inflar bochechas. Eles são importantes para produzir os sons da fala. Além disso, comer alimentos mais moles e amassados não estimula a mastigação, que é outra função para a fala.

Uso prolongado de chupeta, mamadeira e dedo

Usar chupeta e mamadeira é saudável até os 2 anos. Depois disso, pode causar problemas de dentição e fraqueza dos músculos da face, o que provoca distorções nos sons na fala, tornando a fala difícil de entender.

Perda de audição

As crianças escutam muito bem, mas infecções de ouvido podem causar perdas de audição. Além disso, podem existir as perdas neurais que não sabemos: neurossensorial ou mista. Para isso, é necessário utilizar aparelhos auditivos ou implantes cocleares.

Síndromes genéticas e Transtornos do Neurodesenvolvimento

As síndromes genéticas e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) causam atraso de fala. Além disso, os Transtornos Motores de Fala (TMF), como o Atraso Motor de Fala, Apraxia de Fala e Disartria na Infância também causam, devido a serem problemas ligados diretamente na fala.

Para saber mais: http://fonoaudiologiabrasil.com.

1 comentário em “ Meu filho não fala! E agora?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima