Seu filho fala tudo, mas ninguém entender? Muito se fala de Apraxia de Fala na Infância hoje em dia. Mas será que toda fala difícil de compreender é Apraxia de Fala? Vamos dialogar sobre isso comigo aqui
Os transtornos motores de fala são os quadros de dificuldade de fala mais graves observados no desenvolvimento da criança. Mas calma! Há tratamento e melhora de cada um deles, a depender da gravidade do transtorno e tipo. Vamos discorrer sobre cada um deles?
- Atraso Motor de Fala:
É o subtipo de transtorno motor de fala mais comum. Tem melhora clínica mais rápida, geralmente evoluindo para um transtorno fonológico. A criança sabe idealizar e planejar os movimentos motores dos lábios, língua, bochechas, laringe, para realizar os sons dos fonemas, mas na hora de executar, acaba falhando. Os erros de fala costumam ser muito consistentes.
- Disartria da Infância
É o subtipo de desordem neuromuscular, causando alterações nas bases motoras de fala, como respiração, articulação, ressonância, fonação e prosódia. A falha também é na execução, assim como o Atraso Motor de Fala, mas, a depender do tipo de disartria, ela pode ocasionar casos com melhora mais lenta.
- Apraxia de Fala
É o subtipo mais raro dos transtornos motores e o mais grave. As alterações são de ordem de planejamento motor, ou seja, a criança tem ideia da palavra que irá produzir, mas no momento de planejar os movimentos motores para a expressão dos fonemas a nível de palavra ou frases, acaba falhando em planejar os movimentos dos lábios, língua e bochechas, ocasionando falhas em prosódia, coarticulação e pouco repertório de vogais e consoantes, tornando a fala mais difícil de entender.
Deixe um comentário